O PROJETO


Ei, Mônica!
Construindo aprendizagens significativas através do uso das TICs

Apresentação

Projeto construído durante o curso Proinfo na cidade de Ibititá-Ba, com o objetivo de levar à sala de aula os conteúdos e conhecimentos construídos durante o curso. Desta forma, o projeto “Ei, Mônica!”, levando em consideração as tecnologias disponíveis em cada unidade de ensino participante, proporcionará aos educandos um ensino que utilize das TICs para fomentar aprendizagens significativas.

Justificativa

A Turma da Mônica faz parte do mundo infantil há alguns anos, os personagens de Mauricio de Sousa têm proporcionado o contato das crianças com a leitura de uma forma divertida e rica.

As revistas em quadrinhos, ou melhor, os gibis, são ricos em imagens, na variedade de personagens, nos assuntos tratados, prendendo a atenção dos leitores com uma linguagem fácil e cheia de expressões linguísticas, que quase sempre remetem a língua falada.

As revistas da Turma da Mônica passaram por uma série de transformações no que se refere a sua produção, passando por uma revolução gráfica, ganhando qualidade, mais admiradores e leitores. As histórias da Turma da Mônica passam mais uma vez por transformação, agora ganha à tela da TV em forma de desenho animado.

É nesta perspectiva que o projeto “Ei, Mônica!” se baseia, na possibilidade de trabalhar leitura, escrita, e o desenvolvimento dos alunos como um todo. Mais uma vez ressaltando a utilização de tecnologias disponíveis em cada unidade de ensino, que são basicamente o DVD, TV, aparelhos de som. Todos os recursos disponíveis serão utilizando visando alcançar os objetivos do curso e do projeto. 


Objetivos

* Apresentar aos alunos a biografia de Maurício de Sousa;
* Apresentar aos alunos a linguagem especifica da história em quadrinho (HQ);
* Conhecer as características dos personagens do HQ Turma da Mônica;
* Desenvolver habilidades para o desenvolvimento da leitura e escrita;
* Brincar.

Desenvolvimento

Serão desenvolvidas atividades envolvendo Artes, Leitura, Escrita, Matemática, trabalhando sempre que possível com os recursos tecnológicos disponíveis na Unidade de Ensino.

Cronograma

O projeto será trabalhando durante 15 dias.


Avaliação

Será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.